A apresentação do grupo de bumba–meu–boi de orquestra Encanto do Olho D’Água abriu a solenidade de instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários, na última sexta-feira (09/05), na Assembleia Legislativa do Maranhão. A chegada da frente parlamentar no Estado do Maranhão aconteceu por iniciativa do deputado estadual Alexandre Almeida (PMN) e articulação do senador Edison Lobão Filho (PMDB), com apoio da Federação dos Empregados no Comércio do Estado (FECEMA).
A solenidade contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre lideranças políticas e representantes de entidades sindicais. O Maranhão é o 11º estado a receber a Frente que tem como objetivo promover e amparar políticas públicas em defesa da categoria dos comerciários.
O deputado Alexandre Almeida disse que o poder legislativo estadual terá a Frente Parlamentar como um instrumento não apenas de debate, mas de valorização e efetiva construção de soluções para os problemas da categoria comerciária.
“Um exemplo de pauta que destaco é a fixação de um piso salarial para os comerciários. Isso é uma competência do Estado e pode ser legislado pela Assembleia. Mais do que isso, a Frente Parlamentar poderá servir como um instrumento de articulação entre todos, promover uma mesa redonda e mediar avanços para a categoria”, afirmou.
Ele explicou ainda que a frente deve atuar em todos os níveis no processo de convencimento da classe patronal e, sobretudo, na sensibilização da sociedade sobre questões como as extensas jornadas de trabalho. “Queremos diagnosticar pleitos da categoria e, naquilo que for de nossa competência, produzir instrumentos legislativos para regulamentar esses direitos e, onde não é de nossa competência legislar; contribuir na articulação política, contando com a força que a Assembleia tem”, defendeu o deputado.
Vinte deputados já integraram a frente no Maranhão, mas Almeida acredita que outros também irão se integrar no decorrer da próxima semana. “Nós temos até a próxima semana para concluir as assinaturas. Tenho certeza que a Assembleia estará unida em torno dos comerciários do Maranhão”.
Já o representante da Federação dos Empregados no Comércio do Estado (FECEMA), Rodrigo Comerciário, falou da necessidade de da Assembleia e das câmaras municipais conhecerem a realidade dos comerciários no Estado para buscar, junto com federação e os sindicatos, melhores condições de trabalho para a categoria. “A Frente Parlamentar é a aliada que faltava para avançarmos na defesa dos direitos e pela qualidade de vida dos comerciários maranhenses. É preciso que ela (a Frente) chegue aos municípios, pela ação dos sindicatos que hoje se fazem presentes aqui, na mobilização dos vereadores e na conscientização dos trabalhadores da categoria sobre a necessidade de aproveitarmos essa oportunidade”, destacou o sindicalista.
Rodrigo Comerciário, cujo legado de conquistas em prol da categoria foi reconhecido nos discursos de vários componentes da mesa, colocou a FECEMA à disposição de todos os membros da Frente, como parceira ativa de suas atividades e expansão.
O diretor-secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Lourival Figueiredo de Melo, destacou a importância da frente enquanto instrumento que dá voz ao trabalhador comerciário e a sua representação sindical dentro do poder. “A CNTC entende que o caminho é o do diálogo e do entendimento. O movimento sindical precisa participar mais ativamente das atividades do seu Estado, da sua cidade, de forma ordeira, por meio do diálogo e do esclarecimento da classe parlamentar e governo”.
Os senadores João Alberto e Edison Lobão Filho, ambos do PMDB, marcaram presença no evento. João Alberto falou da sua experiência no movimento sindical, e também sobre a sua participação na regulamentação da profissão de comerciário, tendo sido relator do projeto no Senado Federal. Para ele, as conquistas da classe comerciária serão garantidas pela união da categoria.
“A regulamentação da profissão comerciária foi uma grande conquista, da qual tenho orgulho de ter participado, agora temos a Frente Parlamentar que veio para tratar pontualmente dos problemas enfrentados pela categoria. Queremos e vamos ser úteis aos comerciários do maranhão, mas quem vai resolver mesmo a questão da categoria comerciária são os comerciários unidos, pois só com união seremos fortes e teremos poder de influência para mudar o que precisa ser mudado”, exaltou João Alberto.
O senador Edison Lobão Filho, por sua vez, defendeu a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários destacando da pauta da categoria questões como o trabalho aos domingos e a necessidade de creches para os filhos das trabalhadoras. “Não sou contra ao trabalho aos domingos, mas desde que o trabalhador seja justamente remunerado por isso, considerando os sacrifícios que faz para abrir mão do lazer e do convívio com a família para estar trabalhando. E se a mãe tem que trabalhar aos domingos, ela precisa de creche, e creche de qualidade, para deixar os filhos”, enfatizou Lobão.
“Nós políticos temos que estar preparados para ouvir essas demandas e lutar pelas causas justas. E eu acho que é esse o movimento que se inicia hoje aqui na criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários. Eu estou muito feliz de fazer parte dessa frente”, completou o senador.
Composição da mesa
Além do deputado estadual Alexandre Almeida, que presidiu a solenidade, e dos senadores Edison Lobão Filho e João Alberto, compuseram a mesa diretora o deputado federal Chiquinho Escórcio; o presidente da FECEMA, Rodrigo Comerciário; o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Luís, Oswaldo Müller; a representante das mulheres comerciárias do Maranhão, Maria Lausina Morais e a presidente da CUT da região Maria Adriana Oliveira.
Prestigiaram ainda o evento os deputados estaduais Victor Mendes (PV), Jota Pinto (PEN) e Vianey Bringel (PMDB) e os ex-deputados Nan Souza e Joaquim Haickel.